Comer frutas e legumes diariamente diminui chances de ataque cardíaco

A conclusão é de pesquisa divulgada pela Sociedade Americana de Nutrição. Os alimentos contribuem para reduzir colesterol e pressão arterial

Roberta Sorge, UnsplashRoberta Sorge, Unsplash

atualizado 11/06/2019 19:27

Uma das chaves para prevenir ataques cardíacos e AVCs é comer frutas e legumes sempre. Duas maçãs e três porções de cenoura todos os dias são uma excelente receita para evitar doenças cardiovasculares. A conclusão é de um estudo da Universidade Tufts, nos EUA, divulgado pela Sociedade Americana de Nutrição, no último sábado (08/06/2019).

A pesquisa cruzou dados mundiais de consumo de frutas e legumes com notificações de mortes em decorrência de doenças cardiovasculares ao longo de 2010. A principal conclusão foi de que uma em cada sete mortes do tipo pode estar relacionada ao fato de a pessoa não ter ingerido frutas suficientes. E um em cada 12 óbitos seria resultado da carência de legumes e verduras na dieta.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores fizeram estimativas das ingestões médias diárias de frutas e outros vegetais a partir de pesquisas sobre alimentação realizadas em 113 países – o que representa uma amostra de 82% da população mundial.

Segundo a especialista em nutrição Victoria Miller, uma das autoras do estudo, frutas e vegetais são boas fontes de fibras, potássio, magnésio e antioxidantes que colaboram para reduzir a pressão arterial e o colesterol. Além disso, esses produtos também melhoram a diversidade das bactérias que vivem no trato digestivo.

Dados da pesquisa indicam que cerca de 1 milhão de mortes no ano analisado (2010) foram atribuídas a baixo consumo de legumes. De acordo com esta matemática, no Brasil poderiam ter sido evitados 13 mil óbitos por alimentação precária com relação a frutas e quase 6 mil por conta da deficiência de legumes e verduras na dieta.

(Com informações da BBC Brasil)

Últimas notícias